Museu do Tesouro Real inaugurado no Palácio Nacional da Ajuda a 1 de junho

1488

tesouro_real

 

O Museu do Tesouro Real vai ser inaugurado no próximo dia 1 de junho.

A cerimónia contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do autarca de Lisboa, Carlos Moedas, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente adjunto da Associação Turismo de Lisboa, José Luís Arnaut, indicam em comunicado os promotores do projeto.

À frente do museu vai ficar José Alberto Ribeiro, o atual diretor do Palácio Nacional da Ajuda, que acumulará funções, enquanto diretor científico do Museu do Tesouro Real, e Pedro Moreira, enquanto diretor de operação.

Na apresentação do projeto feita em junho do ano passado, foi revelado o interior do projeto que ficou a cargo do arquiteto João Carlos Santos, também atual diretor-geral do Património Cultural. As jóias serão expostas dentro de uma caixa-forte com alta segurança localizada num edifício que fez o remate do Palácio Nacional da Ajuda.

O público vai poder visitar 11 núcleos expositivos onde são mostradas, além das joias, outras peças raras em ouro e diamantes vindas do Brasil, moedas e medalhas reais, objetos como salvas e pratas quinhentistas, alfaias litúrgicas e paramentos religiosos ou peças das coleções particulares do rei Fernando II. A coleção do Tesouro Real nunca antes foi exposta na totalidade, como será agora no novo museu que terá custado 31 milhões de euros.

Fonte: Rádio Renascença

Siga-nos