Guitarras de Carlos Paredes vão voltar a tocar no Mosteiro dos Jerónimos

278

carlos_paredes_mosteiro_jeronimos

Duas guitarras que pertenceram ao músico Carlos Paredes (1925-2004) voltam a tocar na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, num concerto com direção artística de Ivan Dias.

“Legado de Carlos Paredes” é o título do concerto que se realiza no claustro do Mosteiro, pelos músicos António José Moreira e Ricardo Dias, que vão tocar as duas guitarras portuguesas da escola de Coimbra deixadas em testamento ao mosteiro pelo compositor da “Canção Verdes Anos”.

As duas guitarras, que pertenceram a Carlos Paredes e a seu pai, Artur Paredes (1899-1980), foram construídas por João Pedro Grácio Júnior, em 1966.

O concerto, às 21:30, apresenta, na primeira parte, peças do repertório de Artur Paredes, designadamente, Variações em Sol Maior, sobre o seu próprio “Fado das Raparigas”, e Rapsódia de Canções n.º 2, com o seu arranjo.

A segunda parte é preenchida por peças do repertório de Carlos Paredes, entre as quais “Canção Verdes Anos”, peça essencial da banda sonora do filme “Verdes Anos”, de Paulo Rocha, “António Marinheiro”, tema da peça homónima de Bernardo Santareno, de sua autoria, “Sede e Morte”, também de sua autoria, e “Maio de 78”, de Jorge Gomes.

 

Siga-nos