Património Subaquático dos Açores distinguido pela Comissão Europeia

patrimonio_subaquatico_acores

O Património Subaquático dos Açores foi distinguido pela Comissão Europeia com a Marca do Património Europeu, um prémio que se destina a “manifestações culturais e sítios de elevado interesse na área do património cultural”.

O prémio da Comissão Europeia destina-se a “manifestações culturais e sítios de elevado interesse na área do património cultural, que conjuguem a herança histórica, arqueológica e imaterial da identidade europeia”.

Desde a década de 1970, foram detetados, através de sucessivos trabalhos arqueológicos em todo o arquipélago, mais de uma centena de naufrágios, registados na Carta Arqueológica dos Açores, existindo cerca de um milhar de sítios documentados.

Os Açores foram notificados em 2019 com esta distinção, contudo, devido à pandemia, a cerimónia de entrega dos prémios foi adiada para este ano, tendo sido premiados também os lugares distinguidos em 2021.