Projeto “Museu na Aldeia” da SAMP vence prémio europeu

131

museu_aldeia_samp

O projeto “Museu na Aldeia”, promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, é um dos vencedores da edição de 2022 dos Prémios Europeus do Património Cultural/ Prémios Europa Nostra, financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Os vencedores foram anunciados pela Comissão Europeia e a Europa Nostra, sendo que o projeto da SAMP arrecadou uma distinção na categoria “Envolvimento e sensibilização dos cidadãos”.

“Foi com grande orgulho e alegria que recebemos este Prémio Europeu, que pertence também a toda a rede de financiadores e parceiros, museus, municípios, autarquias, freguesias, artistas e, acima de tudo, às comunidades de idosos que dão vida ao projeto”, divulgou a SAMP na sua página de Facebook.

A cerimónia de entrega de prémios está agendada para 26 de setembro na Ópera Estatal de Praga, na República Checa, e irá contar com a participação de Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Hermann Parzinger, presidente executivo da Europa Nostra.

“Museu na Aldeia” é um programa cultural que promove a comunhão entre museus e aldeias dos municípios da Rede Cultura: 13 museus emprestaram peças a comunidades isoladas; depois discutiu-se e produziram-se obras de arte com habitantes maiores de 65 anos; finalmente, as criações foram apresentadas nos museus.

Siga-nos