“A Pintura Sublimou o Espírito” em exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea

189

exp_nelson_ferreira_mnac

Exposição “A PINTURA SUBLIMOU O ESPÍRITO” de Nelson Ferreira
Curadoria: Hilda Frias

Até 30 outubro 2022
Jardim das Esculturas
Museu Nacional de Arte Contemporânea

Uma instalação site specific

Após residência artística no Museu Nacional de Arte Contemporânea, a exposição intitulada A Pintura Sublimou o Espírito, patente no Jardim de Esculturas do MNAC até 30 de outubro, é o fruto de um trabalho e pesquisa persistentes, de Nelson Ferreira. O artista decidiu prestar homenagem aos artistas académicos e ao seu conhecimento profundo da arte do desenho e da pintura.

Nelson Ferreira pintou os estudos a aguarela usando a desafiante técnica de alla prima – pintados diretamente a olhar para as estátuas, sem lápis, apenas com as tintas e pincel. Sendo aguarelas sobre papel absorvente, o artista tem de pintar tudo sem hesitar, sem poder corrigir nenhum erro. Para as telas de maior formato, pintadas com tinta acrílica, houve recurso a fotografia de modelo para criar diálogos afetivos entre esculturas e seres humanos.

A residência artística, sem paralelo na história do MNAC, levou o artista a criar obras pictóricas com base nas esculturas que povoam um espaço único em que, no crepúsculo, as sombras se tornam imagens fantasmagóricas e difusas.

Para mais informações (+)

Siga-nos