maat e Manicómio lançam projeto inédito de consultas de psicologia e psiquiatria no museu

154

maat

O maat e o Manicómio promovem o projeto “Consultas sem Paredes”, uma iniciativa inédita que promove consultas de psiquiatria, psicologia e terapia nos espaços interiores e exteriores do museu, fora dos habituais gabinetes médicos.

Depois de dois anos em fase piloto no espaço Manicómio, no Beato, em Lisboa, o projeto “Consultas sem Paredes” é agora lançado no maat inserido no “Roteiro para a Saúde Mental”, um projeto no âmbito do qual o maat se associa ao Manicómio para pensar o papel dos museus na doença mental e na redução do estigma em torno dela, albergando o projecto “Consultas sem Paredes”. Podem os museus ser espaços transformadores de bem-estar? Pode a arte ser um elemento catalisador da saúde?

“As “Consultas sem Paredes” funcionam de maneira simples: consultas em saúde mental (psiquiatria, psicologia, terapia familiar ou de casal, etc) em espaços diferentes, bonitos e inesperados, onde a única regra é ser fora do gabinete. No caso da maat, as consultas tanto poderão ocorrer no interior do novo edifício e da Central Tejo, bem como nos espaços exteriores circundados pelo rio e pelos jardins.”, pode ler-se num comunicado do maat.

Todas as consultas têm o custo reduzido de 35€ para promover o acesso a serviços de saúde mental de pessoas com menor poder económico, e não têm lista de espera. O agendamento é feito por email consultas.maat@manicomio.pt.

O conceito das “Consultas sem Paredes” não vai ficar apenas no Beato ou no maat: no início de 2023 irá também marcar presença no concelho de Cascais e, até ao fim do ano, será lançado um projeto de capacitação de profissionais de saúde mental para a diversidade cultural e migrantes, assim como um projeto de radares comunitários no âmbito da saúde mental. Qualquer entidade ou pessoa interessada em integrar ou criar um núcleo das “Consultas sem Paredes”, poderá fazê-lo enviando um email para info@manicomio.pt.

Siga-nos