Museu do Oriente organiza curso sobre turismo na China

43

fundacao_oriente_museu_logo

O Museu do Oriente organiza um curso que aprofunda o estudo do fenómeno turístico na China numa perspetiva histórica e antropológica, de 1 de outubro a 19 de novembro.

“História e Antropologia do Turismo na China” divide-se em oito sessões online, aos sábados. O Dia Mundial do Turismo assinala-se no dia 27 de setembro e este curso oferece um olhar compreensivo sobre esta realidade, naquele que é hoje um dos principais mercados emissores de turistas a nível mundial.

Orientado pelo historiador António Barrento e pela antropóloga Tânia Ganito, o curso aborda a história do turismo desde a Antiguidade até ao período contemporâneo, com enfoque na tradição turística letrada no período imperial, na evolução da cultura de turismo em finais da Dinastia Qing e no período republicano, bem como no desenvolvimento do turismo vermelho na República Popular da China. Incidindo a análise sobre a China, esta é também, no entanto, integrada numa história global do turismo, com paralelos, em particular, com a evolução do turismo em outros espaços geográficos da Ásia, nomeadamente no Japão.

A segunda parte do curso debruça-se sobre os discursos e as experiências de turismo na China pós-Maoista. Tendo por base trabalhos de cariz etnográfico, explora a articulação entre lugar, viagem, identidade e memória, a partir de dimensões como o turismo étnico, o ecoturismo, o turismo ‘sombrio’ (a lugares que foram palco de catástrofes e de sofrimento) e o turismo artístico (das viagens motivadas pelo poder da pintura e do cinema, ao turismo que decorre do interesse pela produção artística contemporânea).

As inscrições estão disponíveis no site do Museu do Oriente. O curso irá decorrer aos sábados, das 10:00 às 13:00 e o preço total da formação é de 110€.

Siga-nos