Inicio Formação Museu da Cidade organiza Cursos Breves sobre os Lusíadas

Museu da Cidade organiza Cursos Breves sobre os Lusíadas

O Museu da Cidade apresenta mais uma edição dos Cursos Breves do Museu da Cidade, desta vez dedicada à conhecida obra de de Luís Vaz de Camões, “Os Lusíadas”. As sessões estão marcadas para as segundas-feiras de janeiro.

“O curso está organizado em quatro sessões, orientadas por José Meirinhos, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e diretor do Departamento de Filosofia. Cada sessão será dedicada à leitura e análise de um canto da mais conhecida obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje”, explica a Ágora no seu site.

Nas diferentes sessões do curso serão abordados temas como o destino, a ciência ou a religião, bem como a própria estrutura da poesia do autor. Na primeira sessão, dedicada ao primeiro canto, haverá também lugar para uma contextualização do autor e da obra, tal como a sua integração na cultura nacional. A segunda sessão abordará a personagem do Velho do Restelo e a sua ligação com Portugal. A terceira irá debruçar-se sobre o canto nono e a ideia de metamorfose pelo amor. Por sua vez, a quarta e última sessão vai ser feita em debate, no qual se abordará o futuro a partir do estudo do canto décimo.