Exposição de Paula Rego em Istambul evoca histórias contra a violência e a opressão

paula_rego

Uma exposição com obras da pintora Paula Rego (1935-2022) que percorrem a sua produção desde 1960, em peças que confrontam a opressão, como Salazar a vomitar a Pátria (1960), estarão reunidas até Abril no Museu de Pera, em Istambul, na Turquia.

A história das histórias dá título a esta exposição, comissariada pelo curador Alistair Hicks, que estará patente naquele museu situado no bairro histórico de Pera, actualmente integrado no distrito de Beyoglu, em Istambul.

A História das Histórias pretende “mostrar como Paula Rego confronta autenticamente a opressão, a autoridade e a violência institucional sem ter medo de revelar a sua própria natureza pessoal e o contexto sociopolítico”, acrescenta o museu.