DGPC abre concurso para 20 conservadores no Laboratório José de Figueiredo

483

logo_ministerio_cultura

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu concurso público para a contratação de 20 conservadores/restauradores, a exercerem funções no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, indica o aviso publicado esta sexta-feira em suplemento do Diário da República.

O concurso visa a entrada de técnicos superiores especialistas em 13 diferentes áreas de intervenção, que vão da conservação e restauro de obras de pintura, escultura, ourivesaria, mobiliário, têxtil e papel, ao trabalho em laboratório, nas componentes de biologia, química, física e fotografia.

O “procedimento concursal” contempla “a constituição de vínculo de emprego público por tempo indeterminado”, e realiza-se perante “a inexistência de reservas de recrutamento” e de “trabalhadores em situação de valorização profissional” para as áreas requeridas, no quadro da DGPC e do sector público, segundo o texto do diploma, publicado na passada sexta-feira, em suplemento da II Série.

O concurso tem por objectivo o preenchimento de postos de trabalho na área de conservação e restauro com especializações em pintura antiga (dois postos de trabalho), pintura moderna e contemporânea (um), escultura em madeira, madeira policromada e estruturas (dois), escultura em pedra e pedra policromada (um), obras em metal e ourivesaria (dois), mobiliário em madeira e outros materiais orgânicos (dois), obras em papel (dois) e em suporte têxtil (dois).

É também aberto concurso para um especialista na área de conservação preventiva.

Estes lugares exigem licenciatura em conservação e restauro e prevêem, entre outras acções, o “estudo e intervenção” no património cultural “classificado ou em vias de classificação”, a análise de causas de deterioração, a definição de metodologias de conservação e restauro, e a coordenação e execução de ações preventivas.

O concurso abrange igualmente um posto de trabalho no Laboratório de Biologia, outro para o Laboratório de Química e mais um para o Laboratório de Física/Ciência de Materiais. Há ainda duas vagas a concurso no Laboratório Fotográfico.

Siga-nos