Apresentação do livro «Paisagem Portuguesa» na Casa de Mateus

89

paisagem_portuguesa

A Casa de Mateus promove a apresentação do livro “Paisagem Portuguesa”, de Duarte Belo e Álvaro Domingues, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em Outubro de 2022.

Neste contexto, a Fundação da Casa de Mateus coloca em discussão as múltiplas declinações do conceito de paisagem, desde logo com os comentários de Manuel Sobrinho Simões e de Joaquim Moreno e, depois, no seu confronto com as ideias de território e cultura, componentes materiais e imateriais com que se constrói a vida concreta das comunidades.

PROGRAMA

14h30 – Boas vindas

António Araújo, diretor de Públicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e Teresa Albuquerque, diretora-delegada da Fundação da Casa de Mateus.14h40Apresentação do Livro «Paisagem Portuguesa»

Álvaro Domingues, geoógrafo e Duarte Belo, fotógrafo, autores do livro «Paisagem Portuguesa».

15h15 – Comentários ao livro «Paisagem Portuguesa»

Manuel Sobrinho Simões, médico e investigador, e Joaquim Moreno, arquiteto e curador.

16h30 – Comentário Cultura e Paisagem

Teresa Andresen, presidente da Associação Portuguesa de Jardins Históricos, Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte e Mara Minhava, vereadora da Cultura de Vila Real.

17h30 – Comentário Território e Paisagem

Luís Ramos, vice-reitor Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Célia Ramos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. A moderação é de Sérgio Barroso do Centro de Estudos de Desenvolvimento Rural e Urbano.

18h15 – Conclusões Cultura e Território

Filipa Melo

 

Siga-nos