Exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças

139

ex_alfandega

Até ao dia 16 de abril está patente na Alfândega a exposição Portugal-UK 650: A Aliança Luso-Britânica pela Arte das Crianças, uma ação promovida pela Portugal-UK 650, pela Embaixada Britânica e pela Alfândega do Porto.

Os trabalhos de expressão artística que integram a exposição inspiraram-se em tradições Luso-Britânicas e foram elaborados por crianças e jovens em tratamento hospitalar no CMIN/Centro Materno Infantil do Norte – Centro Hospitalar Universitário do Porto e respetivas famílias, por alunos do Agrupamento de Escolas Stª Bárbara – Gondomar, alunos do CIAD – Centro Integrado de Apoio à Deficiência da Santa Casa da Misericórdia do Porto, alunos da EB 2.3 de Nogueira e alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Este projeto de Educação pela Arte dá continuidade a um projeto anterior, designado “Marinheiros da Esperança”, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Saúde, as Forças Armadas, a Marinha e o Ministério do Mar do qual já tinham resultado trabalhos alusivos à história da exploração marítima portuguesa.

Os trabalhos agora apresentados resultaram da reutilização de materiais e do exercício de várias técnicas de expressão artística – desenho, pintura, modelagem, colagem, entre outras. A partir da interpretação de obras de vários artistas promoveu-se a pesquisa histórica, a imaginação, a reinterpretação, a criatividade e o sentido estético dos jovens criadores e respetivas famílias.

A inauguração ocorreu no dia 8 de fevereiro e contou com a presença de Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal e representantes das instituições que colaboraram no projeto.

O acesso à exposição é gratuito durante o período de abertura do Museu: terça a sexta 10h-18h e sábados, domingos e feriados 15h-19h (encerra segundas, dia de Carnaval e Páscoa).

Fonte: Alfândega do Porto

Siga-nos