Em 2023 cumprem-se 250 anos sobre a morte de Nicolau Nasoni, o fabuloso criador italiano que, na primeira metade do século XVIII, marcou a produção artística da região e a paisagem do Porto. Autor de obras icónicas da cidade, como a Torre dos Clérigos, a fachada da Igreja da Misericórdia, o Palácio do Freixo e a Quinta da Prelada, Nasoni viu-se no estatuto de “o arquiteto do Porto”. No entanto, curiosamente, as suas primeiras intervenções na cidade foram como pintor, nomeadamente na catedral.
Mas, quem era Nasoni? Como chegou ao Porto e através de quem? Como é que o pintor se transformou no arquiteto e num paisagista? Qual a sua importância no contexto do barroco em Portugal? E o que foi o barroco? Quais as mais importantes obras do artista na cidade e região? Qual o seu legado? E que contemporâneas intervenções arquitetónicas se têm registado mais recentemente nas suas obras? É a estas e muitas outras pertinentes questões que este Curso Breve sobre Nasoni procurará responder, através do contributo de quatro especialistas em barroco e na história, património e arquitetura da cidade.
1.ª sessão
Nicolau Nasoni. O homem e a obra. Um percurso biográfico — Joel Cleto
2.ª sessão
Nasoni e o barroco português — Manuel Joaquim Rocha
3.ª sessão — Torre dos Clérigos
As mais emblemáticas obras de Nasoni na cidade do Porto — José Manuel Tedim
4.ª sessão
A vertente paisagista de Nasoni e intervenções contemporâneas — João Rapagão
Joel Cleto é arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património. Manuel Joaquim Rocha é doutorado em História da Arte Portuguesa e diretor do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. José Manuel Tedim é professor e autor de dezenas de trabalhos científicos sobre História e História da Arte. João Rapagão é arquiteto e professor na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada – Norte.
Apoio: Irmandade dos Clérigos
INSCRIÇÕES
Até 3 de março, valor de 7€ ou 3€ para utilizadores inscritos nas Bibliotecas Municipais do Porto e cartão Porto.
Limitado à lotação do auditório.
+ info e inscrições aqui.
Fonte: Museu do Porto