DRCN: entidade de acolhimento de bolseiros de Doutoramento da FCT

Bolsas_FCT_DRCN

No âmbito das candidaturas a Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a decorrer entre 1 e 31 março 2023, a Direção Regional de Cultura do Norte, dotada de equipa técnico-científica especializada, será instituição de acolhimento de projetos de doutoramento assentes nas suas grandes áreas de intervenção:  Património Cultural, Museus e Apoio às Artes.

Na área do Património Cultural, valorizam-se projetos que contribuam para a identificação e hierarquização dos bens culturais, através do inventário e classificação; gestão do património afeto à Direção Regional de Cultura do Norte, incluindo ações de reabilitação, conservação e restauro nos monumentos e acervo museológico, entre outras. A considerar, entre o conjunto de monumentos e sítios arqueológicos afetos, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca, o Mosteiro de São Martinho de Tibães e a Estação Arqueológica do Freixo.

Na área dos Museus (Museu do Abade de Baçal e Domus Municipalis de Bragança; Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa; Museu da Terra de Miranda e Concatedral de Miranda do Douro; Museu de Alberto Sampaio e extensão Palacete de S. Tiago, Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel do Castelo; Museu de Lamego e Coordenação da Rede de Monumentos do Vale do Varosa), valorizam-se projetos que contribuam para a promoção da investigação das coleções e o conhecimento que delas deriva, criando materiais interpretativos, assim como, a criação de condições de acesso para todos os públicos.

Na área de apoio à Produção Artística, valorizam-se projetos que contribuam para o apoio das iniciativas culturais, locais, regionais ou nacionais, essencialmente as de caráter não profissional que, pela sua natureza, correspondam a necessidades ou aptidões específicas da região, desenvolvendo iniciativas, que fomentem a atividade cultural, nas suas mais diversas expressões, atentos aos agentes culturais regionais.

Os candidatos às Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico – Fundação para a Ciência e Tecnologia poderão discutir potenciais planos de trabalho com a Direção Regional de Cultura do Norte através do contato: ruimaia@culturanorte.gov.pt.

Mais informação sobre o processo de candidaturas às Bolsas de Doutoramento da FCT.

Fonte: DRCN