Casa-Museu Eng. António de Almeida convida a conhecer a “Peça do mês”: Carta de Capacidade |

164

carta_capacidade_feaa

A Casa-Museu Eng. António de Almeida apresenta, no próximo dia 24 de fevereiro (sexta-feira), pelas 15:30, a primeira sessão do ciclo 6 PEÇAS | 6 MESES | 6 CONVIDADOS.

Até julho de 2023, esta atividade, desenhada em torno da coleção da Casa-Museu, destacará mensalmente um objeto em 30 minutos.

A PEÇA DO MÊS de fevereiro é a CARTA DE CAPACIDADE.

SOBRE A CARTA DE CAPACIDADE

António Manuel de Almeida nasceu, no concelho de Vila Real, no dia 5 de novembro de 1891; faleceu, em 9 de outubro de 1968, na cidade do Porto. Em 1915, na antiga Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, concluiu o curso de “Engenheiros Civis de Obras Públicas” com a classificação de 18 valores. Tinha 23 anos.

A CARTA DE CAPACIDADE é a designação anteriormente atribuída ao diploma de conclusão de curso. Este documento, exposto na Casa-Museu Eng. António de Almeida, permite-nos refletir sobre a biografia do Eng. António de Almeida e a evolução do ensino superior no início do século XX: de Academia Politécnica do Porto a Universidade do Porto; a génese da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Engenharia; o curso de “Engenheiros Civis de Obras Públicas”; as classificações obtidas; os professores e colegas.

Em 30 minutos, a Dr.ª Susana Pacheco Barros traçará uma linha cronológica que se inicia em 1837, com a origem da Academia Politécnica do Porto, e que termina nos anos 60 do século XX, com as reuniões e os almoços de confraternização dos alunos que concluíram o curso de “Engenheiros Civis de Obras Públicas” em 1915.

A sessão é aberta à comunicação social e ao público em geral, embora sujeita à inscrição prévia através de correio eletrónico ou telefone.

Para mais informações:
Rua Tenente Valadim, 325 • 4100-479 Porto • 226 067 418 • fundacao@feaa.ptwww.feaa.pt

Siga-nos