Museu e Bibliotecas do Porto apresentam nova imagem na Alfândega

326

apresentacao_museu_porto

A revelação da nova identidade do Museu e das Bibliotecas do Porto terá lugar às 17h30 desta quarta-feira, dia 1 de março, num evento que irá decorrer na Alfândega do Porto e que servirá, também, para apresentar a programação dos vários espaços para os próximos meses.

O Museu do Porto é constituído por uma rede de 10 espaços, que abraça a cidade e inclui edifícios notáveis, jardins, parques, coleções e arquivos.

“Será à cidade do Museu que o Museu do Porto nos liga, numa constelação de casas e experiências de memória e conhecimento, de criação, comunicação e fruição, que se renovam para todos os públicos”, sublinha Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.

A denominação Museu do Porto recupera a identidade do primeiro museu municipal do país, criado na cidade, e que partiu da coleção particular de João Allen, exposta a partir de 1836. O Museu Municipal do Porto abriu as portas ao público em 1852, apresentando diferentes disciplinas artísticas, da pintura à arqueologia.

Neste caminho, feito de identidades e novas ideias, o Museu do Porto reforça a ligação à cidade e ao tecido local, regional, nacional e internacional, com um conjunto de programas diversificados, coleções, reservas e atividades.

A apresentação pública está agendada para esta quarta-feira, 1 de março, a partir das 17h30, e será feita por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e por Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.

Fonte: Porto.

Siga-nos