A iniciativa “Poesia Andante”, desenhada pelo Museu e Bibliotecas do Porto no quadro das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, vai levar os poemas ao encontro dos passageiros do metro.
As leituras decorrem em dois períodos – de manhã, entre as 11h00 e as 12h30, e à tarde, das 14h30 às 16h – e vão contar com a interpretação da Exemplo Extremo, nas vozes de Francisca Bartilotti, Isaque Ferreira, Ismael Calliano, Rui de Noronha Ozório, Rui Spranger e Sandra Salomé.
A “Poesia Andante” regressa no fim de semana de 25 e 26 de março, nos mesmos horários.
Também no Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, o Museu e Bibliotecas do Porto promove a primeira sessão de “A poesia na música e a música na poesia de Eugénio de Andrade”.
Na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 21h30, Sofia Lourenço (piano) e António Durães (dizedor) interpretam poemas de Eugénio de Andrade versando compositores e temas musicais. A entrada é gratuita, limitada à lotação do auditório.
Estas atividades integram a programação paralela da exposição “Eugénio de Andrade, A Arte dos Versos”, com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque, patente no Gabinete Gráfico do Museu do Porto até ao dia 23 de abril.
Manhã: Trindade e Aliados
Tarde: Casa da Música e Trindade