V Congresso de História da Arte: Heranças, Debates e Novas Perspectivas,

253

apha

A Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) está, neste momento, a promover o V Congresso de História da Arte, com o tema Heranças, Debates e Novas Perspectivas, que decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2023. Este encontro pretende incentivar e afirmar a área da História da Arte no meio científico nacional e projetá-la internacionalmente. Apela-se por isso à participação ativa de todos aqueles que fazem da disciplina o seu modus vivendi, como investigadores, docentes, estudantes e os demais profissionais ligados ao Património, seja em monumentos ou museus, seja em câmaras municipais, bibliotecas ou arquivos.

Interessada sobretudo em discutir e refletir sobre o conceito da disciplina, da sua própria metodologia de trabalho e dos principais desafios que se colocam hoje ao historiador da arte, a APHA propõe, deste modo, três áreas distintas de reflexão: as heranças teóricas recebidas pela História da Arte Nacional; os debates e vias de investigação da actualidade; e os novos rumos da História da Arte, a nível internacional.

Os participantes serão convidados a demonstrar qual a relevância e a pertinência da História da Arte para o conhecimento do objeto artístico, partindo de estudos de caso – um edifício, uma tela, uma tapeçaria ou um conjunto azulejar, entre outros – ou de problemáticas de maior abrangência – uma época, uma teoria ou uma escola de pensamento.

Áreas temáticas
Tema 1 – Heranças
Tema 2 – Debates
Tema 3- Novas perspetivas

Propostas
Todas as propostas serão analisadas através de dupla arbitragem cega, efetuada pela Comissão Científica do Congresso. As propostas deverão ser enviadas para: vcongressoapha@gmail.com

Serão aceites propostas escritas em português, espanhol e inglês.

Cada proposta deverá obrigatoriamente conter:

  1. a) nome e contacto email;
  2. b) afiliação;
  3. c) breve nota curricular (máx. 1 página);
  4. d) título;
  5. e) resumo de 2500 caracteres (com espaços) ou 1 página (espaço e meio, fonte 12, Times).

A data limite de submissão de propostas é o dia 31 de Março de 2023.

A comunicação aos autores da decisão dos avaliadores será efetuada até dia 15 Junho de 2023.

Para mais informações (+)

 

 

Siga-nos