Restauro dos Painéis de São Vicente concluído até 2024

96

Museu Nacional de Arte Antiga, Painéis de S. Vicente

O restauro dos Painéis de São Vicente estará concluído até 2024 através do apoio mecenático “fundamental” de 225 mil euros que o Museu Nacional de Arte Antiga vai receber para projetos especiais, segundo o diretor, Joaquim Caetano.

A conclusão do projeto se insere num novo protocolo que será esta terça-feira assinado com a Fundação Millennium BCP como mecenas estratégico de 2023 a 2025.

“É um protocolo fundamental que permite um planeamento a médio e longo prazo de projetos especiais de restauro, mais complexos do que os que são realizados diariamente pelos ateliês do museu”, apontou o responsável, sobre a continuação da parceria estratégica, iniciada em 2020, por mais três anos.

Através deste protocolo – que proporcionará um financiamento de 75 mil euros anuais até 2025 – serão executados quatro grandes projetos de conservação e restauro de obras do MNAA, que aguardam intervenção.

O mais emblemático é a conclusão do projeto de conservação e estudo dos Painéis de São Vicente, obra icónica de pintura de Nuno Gonçalves com mais de 500 anos, considerado um retrato coletivo simbólico da História e cultura portuguesas, alvo de restauro desde 2020.

Fonte: DN

Siga-nos