Museu das Artes de Sintra acolhe Bienal Cultura e Educação 2023

108

plano_nacional_artes

A Câmara Municipal de Sintra recebe, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a exposição de obras de arte da Bienal Cultura e Educação 2023 – Retrovisor: uma história do futuro”.

A exposição, patente até dia 30 de abril,  conta com obras de arte da autoria de artistas plásticos do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, numa ação integrada no Plano Nacional de Arte que pretende refletir e disseminar o lugar das expressões e das várias linguagens artísticas na educação (formal e não formal), através de programações culturais e de iniciativas mais localizadas temporalmente, mas enquadradas seus objetivos, dirigida à infância e juventude.

“Biografia” resulta de um trabalho biográfico da artista An4p que expõe a realidade das emoções na adolescência, pretendendo comunicar não só com o individual, mas também com o coletivo.
Corpo-Memória, é instalação de vídeo e som que procura repensar os conceitos de corpo, casa e memória através de entrevistas realizadas a várias crianças. Uma criação de Mariana Magalhães, artista residente do Agrupamento de Escolas D. Carlos I.

Outra das obras de arte em exposição com o nome de Terapia da Lã, apresenta uma manta de crochet desenvolvida pela comunidade educativa, inserida num clube que teve como objetivo o encontro com o outro, a partilha e a redução de ansiedade através do manuseamento da lã e do ato de tricotar.

Este projeto desenvolve processos de coconstrução nas comunidades e nos territórios, por forma a promover a criação, a produção, o acesso e a mediação das artes e do património, com jovens e crianças, com professores e pais, com mediadores e profissionais do setor cultural, artístico e educativo, de todo o País.

Para mais informações (+)

Siga-nos