No dia 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus. Este ano, os museus foram desafiados a refletir sobre o seu contributo para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades, mostrando como podem contribuir de forma eficaz para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das suas múltiplas atividades.
Assim, sob o mote: “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, o Museu do Canteiro irá desenvolver várias atividades dirigidas sobretudo ao público escolar (do pré-escolar ao 2.º ciclo).
Das 10h às 12h30 o programa inicia com a leitura do livro “O rapaz que gostava de Aves (e de muitas outras coisas)”, um livro de Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho da Editora Planeta Tangerina, que mostra como neste planeta estamos todos ligados: pessoas, aves, lagartixas, florestas, rios, a chuva ou o sol. Este será o ponto de partida para os mais pequenos explorarem a temática proposta para este dia.
Das 14h00 às 17h30 as atividades são dirigidas ao 1.º e 2.º ciclo e serão desenvolvidas a partir do livro “Sê uma árvore!” Um livro aclamado pela crítica, com texto lírico e informativo de Maria Gianferrari e ilustrações da premiada Felicita Sala.
Como as autoras deste livro referem “Nós tal como as árvores, vivemos em comunidade. Partilhamos informação e alimentos, tomamos conta uns dos outros. E sabemos que juntos, somos mais fortes.
Nesta maravilhosa celebração da Natureza, as autoras comparam-nos à beleza e grandeza das árvores, e mostram-nos de que forma elas nos podem inspirar a sermos pessoas melhores.”
As atividades necessitam de marcação prévia através do 272907362 ou do e-mail museudocanteiro@gmail.com.