Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

257

Noites do Museu.

Famílias no Museu

Sábado, 13 de maio, às 10h30
Oficina educativa «Ao Sol e ao Oceano – As divindades e os seus mitos»

Através de uma visita à exposição «Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano», onde se encontram os principais achados do Sítio Arqueológico do Alto da Vigia – entre eles os altares consagrados ao Sol, à Lua e ao Oceano –, os participantes terão a oportunidade de descobrir um lugar sagrado que remonta ao apogeu do Império.

Após a visita os participantes serão convidados a descobrir as características de cada um dos deuses romanos cultuados neste Santuário, os seus atributos e os seus poderes. O desafio final será decorar um “ketos”, um ser marinho fantástico, com cabeça de cão e focinho comprido, de corpo serpentiforme e larga cauda de peixe, fiel companheiro do deus Oceano.

Trata-se de uma oportunidade única para melhor conhecer a Civilização Romana, a partir de um Santuário localizado no fim do mundo então conhecido, e reconhecer o seu legado na época atual.

Público-alvo: dos 10 aos 14 anos;

Funcionamento: Sábado, 13 de maio; às 10h30;

Acesso: gratuito; mediante marcação.

 

Noite Europeia dos Museus

«Noite Romana | AVE AMICI»
Sábado, 13 de maio, três sessões noturnas às 21h00, às 22h00 e às 23h00

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas irá assinalar a Noite Europeia dos Museus, no próximo dia 13 de maio, entre as 21h00 e as 24h00, apresentando ao público mais uma extraordinária “Noite Romana”.

Baseada na simples ideia de permitir um percurso noturno através dos espaços expositivos, a atividade programada extravasa largamente os objetivos de uma visita guiada convencional. Pretende-se, pois, realizar uma nova abordagem ao espólio através de uma visita teatralizada à secção de epigrafia – e centrada sobretudo na coleção de monumentos expostos na «Basílica Romana».

Tirando partido do efeito cenográfico que esta ampla sala possui em si mesma, será criada uma ambiência de época, com recurso a iluminação tradicional e figurantes trajados à romana. Após a fruição de um trecho de harpa, os visitantes acompanharão as matronas numa visita aos túmulos dos antepassados e aos altares dos deuses, recriando assim uma prática da Antiguidade Clássica.

O circuito a percorrer com os visitantes será iluminado com chamas de fogo vivo. Archotes colocados no exterior pontuam o acesso que se desenvolve do portão à entrada do Museu, bem como todo o restante percurso de saída. Candeias distribuídas ao longo do espaço expositivo criam um efeito de aumento gradual de intensidade da luz que culmina na sala de epigrafia latina, para decrescer, novamente, no restante percurso.

Em suma, propõe-se uma visita sensitiva ao Museu!

Público-alvo: público em geral;

Funcionamento: Sábado, dia 13 de maio, três sessões noturnas às 21h00, às 22h00 e às 23h00;

Acesso: gratuito; mediante marcação.

 

Dia Internacional dos Museus

Quinta-feira, 18 de maio, às 10h00 ou às 14h00
Visita descoberta «O meu objeto favorito!»

Após a visita ao Museu, os participantes são convidados a escolher uma peça da sua preferência, a desenhá-la e a construir uma narrativa sobre ela.

Quando visitamos os Museus, o que é que cada um de nós vê realmente nas peças expostas? Estabelecer ligações estéticas e de afetividade com a nossa coleção é o objetivo desta visita-descoberta.

Público-alvo: Grupos escolares; 1.º nível: dos 8 aos 12 anos; 2.º nível: dos 12 aos 16 anos

Funcionamento: Quinta-feira, 18 de maio, às 10h00 ou às 14h00;

Acesso: gratuito, mediante marcação.

 

Informações e marcações:
Telef: 219238608
Email: dbmu.masmo.geral@cm-sintra.pt

 

Siga-nos