O Município de Almeida assinala o 𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂𝘀, que se comemora a 𝟭𝟴 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼, e que este ano é subordinado ao tema 𝙈𝙪𝙨𝙚𝙪𝙨, 𝙎𝙪𝙨𝙩𝙚𝙣𝙩𝙖𝙗𝙞𝙡𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙚 𝘽𝙚𝙢-𝙚𝙨𝙩𝙖𝙧, com ações a terem lugar no Museu Histórico Militar de Almeida (MHMA) e no Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.
A programação inicia-se no MHMA com oficinas de Dança Oitocentistas, especialmente desenvolvidas para o publico sénior (Lares e Centros de Dia).
Das 18h ás 23h, será realizada a IV Edição do Presos no Museu (𝘢𝘵𝘪𝘷𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴 𝘨𝘳𝘢𝘵𝘶𝘪𝘵𝘢𝘴, 𝘮𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘪𝘯𝘴𝘤𝘳𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘰𝘣𝘳𝘪𝘨𝘢𝘵𝘰́𝘳𝘪𝘢).
Durante o dia os visitantes podem conhecer o Museu gratuitamente.
No Memorial Vilar Formoso Fronteira da Paz, das 9h as 17h30, as entradas serão gratuitas com visitas realizadas e orientadas ao espaço. O público será desafiado a procurar o nome das pessoas marcantes neste período histórico da humanidade, através de retratos.
Às 14H30 iniciam-se oficinas e ateliers com o reaproveitamento de materiais – reciclagem, workshops de pintura, subordinados ao tema Liberdade e Paz para o público infantil.
Após, às 15H30, realiza-se um Miniconcerto no Jardim da Memória com a participação especial da Asta.
O MHMA, prolongará as comemorações, dia 19, continuam as oficinas de Danças Oitocentistas, com a participação do publico sénior e no dia 20 (sábado), a partir das 16h30, convidamos a poupulação em geral a participar na Tertúlia “A Maçonaria, Histórias e considerações na 1ª pessoa”, no âmbito da Exposição Temporária “História da Maçonaria – Recordações de um Velho Maçom”.