“Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”: é este o mote que guia a celebração do Dia Internacional dos Museus, com atividades gratuitas pensadas para explorar o património almadense. A comemoração estende-se de 13 a 21 de maio, e as atividades vão desde visitas guiadas e passeios até oficinas de leitura dirigidas ao público infantil.
Logo no dia 13, sábado, são quatro os espaços a descobrir. No Museu de Almada – Casa da Cidade, o dia começa com uma oficina tipográfica, em que o público aprenderá a construir mini-projetos de impressão. Às 15h, no mesmo museu, haverá uma visita guiada à exposição “Entre Dois Mares e um Rio”, seguida por um passeio ao Palacete António José Gomes –edifício histórico da Cova da Piedade que raramente abre ao público.
Também no dia 13 à tarde, no Museu de Almada – Covas de Pão (Almada Velha), terá lugar a visita performativa dirigida aos mais pequenos “Será que Isabel de Aragão conheceu as Covas de Pão?”. Paralelamente, a Fragata D. Fernando II e Glória estará em festa durante todo o dia, com um workshop de Arte de Marinheiro pelas 11h, oficina de artes plásticas também de manhã e jogos ao longo do dia.
A 18 de maio, Almada vai receber o público em duas visitas guiadas. Uma delas será ao jardim botânico da Casa da Cerca às 19 horas, constituindo uma oportunidade incomum de ver a belíssima paisagem sobre o rio durante o pôr-do-sol.
No último fim de semana da comemoração estão planeadas seis atividades, entre as quais se contam “Casas, Covas e Ruas: as Raízes Medievais de Almada + Por mares, por terras e guerras…”, uma visita guiada à exposição do Museu de Almada – Cova do Pão e Teatro de Fantoches, pelas 15h de sábado, dia 20. No dia 21, decorre na Casa da Cerca entre as 11 e as 12h uma oficina de leitura para crianças, “A história de uma casa com jardim”.