O Município da Marinha Grande comemora o Dia Internacional dos Museus (DIM), que se assinala no dia 18 de maio, com um vasto programa de atividades dirigido às famílias, que decorre de 17 a 28 de maio, no Museu do Vidro e no Museu Joaquim Correia e cuja participação é gratuita.
Este ano, a temática do DIM é “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”.
O programa da comemoração do Dia Internacional dos Museus na Marinha Grande é o seguinte:
17 de maio . 11h00 . 14h00 . 18h00
Museu Joaquim Correia
MUSEUS IMAGINÁRIOS – VISITA DANÇADA AO MUSEU JOAQUIM CORREIA
A partir dos conteúdos principais do Museu Joaquim Correia e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava propõe-se desenvolver ao longo de 2023, espetáculos temáticos para o público escolar e famílias numa lógica de artes performativas, com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea.
Horários: 11h00 / 14h00 – escolas; 18h00 – famílias e público em geral
Público-alvo – escolas, família e público em geral
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt
18 de maio . 20h00-00h00
Museu Joaquim Correia
NOITE DOS MUSEUS JOGOS DE TABULEIRO
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a Associação Spiel Portugal convida-te a vires descobrir e jogar jogos de estratégia, onde podes ter o teu próprio museu.
Público-alvo – todos, a partir dos 8 anos
Gratuito, sujeito à lotação da sala
Organização – Spiel Portugal Parceria e CMMG
20 de maio . 09h30-12h30
Museu Joaquim Correia
WORKSHOP DE URBAN SKETCHING COM JOÃO COUTINHO
João Coutinho, membro dos Urban Sketchers Portugal, desde 2018, propõe-se guiar os participantes desta oficina através de um olhar e traço atentos aos lugares de perambulação. O ponto de encontro será no Museu Joaquim Correia. Aí, iniciar-se-á um pequeno percurso a pé, em que os participantes estarão munidos dos cadernos de desenho e material riscador. No final de um conjunto de exercícios, regressarão ao ponto de partida e farão, em conjunto, uma análise dos resultados e partilha dos desenhos.
Cada participante deverá trazer um caderno de desenho (formato A5 é prático, mas pode ser outro) de folha branca, material de desenho que goste de usar (canetas, lápis, marcadores, outros) e umas molas para prender as páginas dos cadernos.
Público-alvo – Público geral
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt
20 de maio . 15h00
Museu Joaquim Correia
VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO SÃO PEDRO DE MOEL – REVISITANDO OS (ES) PASSOS DE JOAQUIM CORREIA, DE JOÃO COUTINHO
São Pedro de Moel sempre exerceu um fascínio sobre vários artistas das mais diversas áreas, que aí residiram ou passaram temporadas. Um dos mais ilustres desses artistas foi o escultor Joaquim Correia. Esta exposição, utilizando o registo gráfico do Urban Sketching, toma como ponto de partida a obra de Joaquim Correia em São Pedro de Moel, assim como os seus espaços de eleição e os locais e enquadramentos que também desenhou e pintou.
No início da visita guiada será feito um breve enquadramento sobre o que é a atividade dos Urban Sketchers. De seguida será feita a apresentação dos desenhos que constituem a exposição, um a um, seguindo a ordem de um percurso; explicar-se-á o motivo porque foram escolhidos os pontos de vista e os enquadramentos; dar-se-á informação sobre o material e técnicas utilizadas.
Estes serão alguns dos aspetos focados pelo autor, que de uma forma descontraída e aberta à partilha e diálogo deseja trocar ideias com os visitantes.
Público-alvo – Público geral
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt
Até 20 de maio
Museu Joaquim Correia
EXPOSIÇÃO “RUA DOS CRAVOS”
O Museu Joaquim Correia associa-se às comemorações do 25 de Abril e ao Centro de Documentação 25 de Abril, para explicar às crianças de hoje, porque este dia significará sempre tanto para o país. No preâmbulo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Museu Convida a comunidade a refletir sobre o museu enquanto espaço de liberdade interpretativa e de liberdade artística para uma construção de uma cidadania ativa assente na democratização da cultura e da arte e na democracia cultural.
20 e 21 de maio
14h00-17h00
Estúdio Poeiras Glass – Edifício da Resinagem
DEMONSTRAÇÕES FABRICO DE VIDRO SOPRADO
As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – Poeiras Glass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual. Atividade promovida pelo Município da Marinha Grande.
20 de maio . 22h00
21 de maio . 15h00
Museu do Vidro
VISITAS ENCENADAS AO MUSEU DO VIDRO
Estas visitas de curta duração dirigidas sobretudo a crianças, com uma linguagem simples e acessível e de formato leve e descontraído, têm como objetivo principal que os mais novos possam saber mais sobre a história do vidro e processos de fabrico, com o registo cómico que já marca o trabalho do Teatro à Solta.
Destinatários – crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Duração – 40 minutos
Limite de participantes – 20 crianças
Inscrição – gratuita, prévia até ao dia 19 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
21 de maio . 10h30
Museu do Vidro
ATELIÊ INFANTIL PINTURA SOBRE VIDRO
A partir da visita às salas de decoração em vidro da exposição temporária do Museu do Vidro, as crianças têm a oportunidade de aprender a técnica de pintura em vidro, utilizando materiais e tintas próprias para o vidro. De forma a incentivar a reutilização de materiais, cada criança deve trazer um frasco de vidro.
Destinatários – crianças dos 6 aos 12 anos de idade
Duração – 1h30m
Limite de participantes – 10 crianças
Cada criança deverá trazer o seu frasco de vidro
Inscrição – gratuita, prévia até ao dia 20 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
21 de maio . 15h00
Museu Joaquim Correia
TERTÚLIA SOBRE INTERCULTURALIDADE “PÃO NOSSO” COM MODERAÇÃO DA ATRIZ JAQUELINE FIGUEIREDO
Encontro de famílias de várias nacionalidades a residir na Marinha Grande, que pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural e inclusiva.
24, 26 e 31 de maio . 10h00 e 14h00
Museu Joaquim Correia
HORA DO CONTO “OS DIAS DE UM TRAÇO”, DE DORA SANTOS E JOÃO COUTINHO
Leitura encenada do livro “Os Dias de um Traço”, para promoção do gosto pela leitura. Atividade orientada para o 4.º ano de escolaridade, com atividade de desenho subsequente.
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt
27 de maio . 11h00
Museu do Vidro
DANÇA NO MUSEU COM INESA MARKAVA
A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.
Destinatários – crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Duração – cerca de 40 minutos
Limite de participantes – 15 pessoas
Inscrição – gratuita, prévia até ao dia 26 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
28 de maio . 09h30
Museu Joaquim Correia
VISITA INTERPRETATIVA DE SÃO PEDRO DE MOEL
No âmbito da promoção da exposição de João Coutinho, “São Pedro de Moel – Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia”, patente no Museu Joaquim de 4 de fevereiro a 30 de junho de 2023, será realizada uma visita interpretativa ao património natural e património edificado de São Pedro de Moel por técnicos especializados. O ponto de partida e de chegada será a Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.
Organização – CMMG
Parceria – Arquiteto Ricardo Camacho (Grémio dos Arquitectos)
Público-alvo – público em geral
Gratuito e não carece de inscrição