DiVaM regressa para dar a conhecer “Patrimónios (des)confortáveis”

53

divam_2023

Cinema, música, arte circense, oficinas, performances e muito mais. “Patrimónios (des)confortáveis” é o tema escolhido para a edição deste ano do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos que é apresentado este sábado, 27 de Maio, às 16h30, no auditório da Fortaleza de Sagres.

«O tema proposto permitiu trabalhar várias temáticas, desde logo as associadas às questões da (des)colonização patrimonial e as relacionadas com as identidades, segregação social, racismo e pós- memórias coloniais. Mas tantas outras questões serão abordadas, como as que se prendem com a importância da saúde mental nos dias de hoje, ou ainda as associadas ao bullying, violência, opressão e hierarquias de poder», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

Neste dia, a programação DiVaM irá abrir com “chave de ouro” com a primeira sessão do Ciclo de Cinema “Libertar a Memória”, promovido pelo Cineclube de Faro. O ciclo abrirá com a exibição do filme “On Africa”, de Skip Norman.

O ciclo de cinema “Libertar a Memória” irá acontecer até Setembro (em datas a anunciar) e conta com a coordenação artística e curadoria de Luísa Baptista e a produção técnica de Pedro Mesquita.

A cerimónia encerra com um beberete oferta da Quinta do Barranco Longo.

A programação DiVaM continua no próximo domingo, dia 28 de Maio, nas Ruínas Romanas de Milreu, com o projeto “Ecos Refeitos”, promovido pela Associação Cultural Música XXI, a ser apresentado às 17h00.

O projeto tem a participação de Ana Cristina Oliveira, António Gambóias, Catarina Silva e do músico Rui Afonso. Os alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa: Beatriz Barroso, Joana Fernandes, Letícia Moreno e Rita Roboredo também integram esta apresentação. Para mais informações e inscrições contacte: musicaxxi@gmail.com.

O DiVaM 2023 vai decorrer nos monumentos afetos à DRCAlg – Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e nas Ruínas Romanas de Milreu – até ao dia 3 de Dezembro.

A programação do DiVaM 2023 vai estar disponível na página da DRCAlg, a partir de dia 27 de Maio.

Siga-nos