Museu de Portimão celebra Dia Nacional do Pescador

68

Museu de Portumão

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 31 de maio, o Município de Portimão irá celebrar o trabalho da comunidade de pescadores artesanais de Alvor, através da colaboração entre o Museu de Portimão, a Junta de Freguesia de Alvor, a Associação de Pescadores Profissionais de Alvor e o Agrupamento de Escolas da Bemposta.

Enquanto território de vocação marítima e piscatória e com o intuito de enaltecer a profissão e reconhecer a importância que este setor representa na economia local, regional e nacional, em Portimão a celebração desta data consistirá no reconhecimento e na valorização de uma vida dedicada ao mar, através de duas atividades destinadas a diferentes gerações.

Assim, no dia 31 de maio os alunos do 4.º ano e uma turma de 3.º ano da EB1 de Alvor visitarão os armazéns de pesca de Alvor, no âmbito do projeto cultural de escola na vertente “Arte e Território”, com o trabalho específico sobre a Lenda dos Três Irmãos, onde terão oportunidade de saber um pouco mais sobre a pesca e os pescadores da vila, com ponto de encontro, marcado para as 10h00, junto à zona ribeirinha.

Durante a visita, orientada pelo Museu de Portimão e com a participação da Associação de Pescadores Profissionais de Alvor e da Junta de Freguesia local, os alunos poderão assistir ao trabalho dos profissionais do mar, podendo no final pintar um mural em papel cenário, alusivo à efeméride.

Para o dia 3 de junho foi agendada uma visita, também orientada pelo Museu de Portimão, à zona ribeirinha de Alvor em torno da sua história, quotidianos, atividades e equipamentos ligados à tradição marítimo-piscatória.

Com início junto ao salva-vidas e término nos armazéns de pesca de Alvor, esta atividade incluirá uma conversa sobre a pesca artesanal na atualidade, com a participação da Associação dos Pescadores Profissionais de Alvor e os próprios operadores do setor, a que se seguirá discurso por Ivo Carvalho, presidente da Junta de Freguesia local, dirigido à comunidade piscatória, encerrando o programa com um momento de convívio e beberete.

A visita do dia 3 de junho é gratuita, requerendo inscrição prévia através do email ana.ramos@cm-portimao.pt ou do contacto telefónico 282 405 230.

Siga-nos