Centenário do Elevador de Santa Luzia

106

100_elevador_santa_luzia

A Direção Regional de Cultura do Norte associa-se à Comemoração do Centenário do Elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, assegurando entrada gratuita na Citânia de Santa Luzia, aos participantes da caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”. Dia 3 junho, a partir das 9 horas.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um vasto programa de Comemoração do Centenário do Elevador de Santa Luzia. O Município comemora os 100 anos do Elevador para homenagear este meio de transporte que se tornou verdadeiro ex-libris da cidade e ponto de visita obrigatório para os turistas.

No dia 3 de junho, será promovida a caminhada “Trilho Interpretativo de Santa Luzia”, com visitas à Citânia e ao Zimbório, a partir das 9h00. O ponto de partida e chegada é o Escadório de Santa Luzia (Estrada de Santa Luzia 73-107), para uma distância de 3 quilómetros e uma duração estimada de 3 horas, num percurso fácil.

A 2 de junho de 1923 foi inaugurado o Elevador de Santa Luzia. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Elevador de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue.

Siga-nos