Museu MAC/CCB vai ser inaugurado a 28 de outubro

197

CCB

O Museu de Arte Contemporânea – Centro Cultural de Belém, antigo Museu Coleção Berardo, em Lisboa, abre portas oficialmente a 28 de outubro, revelou esta segunda-feira o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O ministro da Cultura adiantou ainda que a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) se mantém fiel depositária da Coleção Berardo por decisão judicial. “Em abril os tribunais notificaram o CCB que se mantinham os termos do arresto e, portanto, os termos do arresto que vigoravam quando existia comodato mantêm-se”, disse. Assim sendo, “o Estado tem a responsabilidade de continuar a mostrar a coleção Berardo garantindo a sua segurança e preservação”, concluiu.

A coleção do empresário José Berardo continuará então a fazer parte do novo “discurso expositivo” do MAC/CCB que se mostra a partir de outubro e que incluirá também obras da Coleção Teixeira de Freitas e da Coleção Ellipse, adquirida pelo Estado em 2022. A estas juntar-se-á ainda uma nova peça do artista Julião Sarmento, cedida por Helena Vasconcelos, “amiga e colaboradora [do CCB] na área da literatura e pensamento há já longos anos”, descreveu Delfim Sardo, administrador do CCB responsável pela programação. Trata-se de Estratégias de Sobrevivência, datada de 1984.

Fonte: Observador

 

Siga-nos