Leitores do Património» decoram Vila com violas beiroas

62

viola_beira

A vila da Sertã foi invadida por violas beiroas, numa ação levada a cabo pelo projeto «Leitores do Património» que desafiou centenas de alunos a pintarem uma silhueta de uma viola beiroa. São no total 450 silhuetas de violas beiroas pintadas por 450 alunos que podem ser vistas nas montras de 51 lojas de comércio tradicional e mais 24 violas de grandes dimensões pintadas coletivamente pelos alunos de 24 turmas e que foram colocadas na fachada da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, que coordena este projeto.

Esta autêntica exposição global, designada «Cancioneiro tradicional: memória e imaginário», é o resultado mais visível da sexta edição do projeto «Leitores do Património» que, ao longo deste ano letivo, envolveu 450 crianças (alunos do 1.º ciclo e da educação especial) num conjunto de sessões em torno da tradição musical da Beira Baixa e, mais concretamente, da viola beiroa.

A exposição, que estará patente ao público até 31 de julho, terá um momento especial no próximo dia 6 de julho, no âmbito da Maratona de Leitura, quando decorrer uma visita guiada à exposição, conduzida por algumas das crianças participantes no projeto.

Siga-nos