O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt e que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web. O Arquivo.pt preserva milhões de páginas recolhidas da web desde a década de 1990 e disponibiliza um serviço público de pesquisa sobre esta informação histórica. Diariamente, são publicadas milhões de páginas na Web, no entanto, passado pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível.
Entre os vencedores da edição do Prémio deste ano, foi premiado projeto Existo, uma plataforma onde é possível consultar a visibilidade das mulheres na imprensa cultural nacional. O projeto é da autoria de Cláudia Sevivas e Miguel Boavida, que recolheram e trataram através de inteligência artificial os dados incluídos em notícias publicadas entre 2014 e 2021 no suplemento cultural Ípsilon, do jornal Público. A conclusão a que chegam é a de que há uma predominância de referências a artistas homens neste período, exceto na área da dança em que a distribuição é mais equitativa.
Na plataforma Existo é possível fazer pesquisa por nome da artista, área artística ou ver gráficos de distribuição por género dos artistas mencionados nas notícias.
A plataforma pode ser consultada aqui: https://www.existo.pt/#/home