Criado em 2017, o Criatório tem como principais objetivos contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas artísticas, e que no Porto podem encontrar um contexto propício ao desenvolvimento da sua prática profissional.
Neste momento, já são conhecidos os 12 espaços apoiados pelas bolsas do programa municipal da Câmara do Porto, no âmbito da modalidade de espaços de programação da edição de 2023.
Tendo em vista o financiamento das necessidades que resultam da atividade de programação de espaços culturais e artísticos sediados na cidade, para que estes apresentem uma programação pública e regular durante um ano, os espaços culturais apoiados pelo Criatório nesta edição são:
- CRL – Central Elétrica
- Clube de Desenho
- De Liceiras 18
- Dentro
- INSTITUTO
- Laboratório da Torre
- Ócio
- Pedreira
- Rampa
- Rua do Sol
- Sismógrafo
- Sonoscopia
Os espaços foram escolhidos por um júri compost por Laura Tabarés (artista e gestora cultural, fundadora do espaço independente Leira Haus), Vanessa Badagliacca (historiadora de arte, investigadora e curadora), e Vânia Rodrigues (investigadora e gestora cultural).
A cada um destes espaços (mais dois do que nos anos anteriores) será atribuída uma bolsa de 20 mil euros, superior às edições anteriores do Criatório, cujas bolsas se fixaram nos 15 mil euros.
Para mais informações: http://www.plaka.porto.pt/pt/