Albergaria desafia comunidade para escavações arqueológicas

61

dia_aberto_Arqueologia_albergaria

No âmbito do Dia Internacional da Arqueologia (24 de julho), o município de Albergaria-a-Velha organiza, no dia 25 de julho, o Dia Aberto “Escavações para ver… ou fazer”, desafiando o público em geral a acompanhar as escavações arqueológicas a decorrer no Monte de São Julião, na freguesia da Branca.

As escavações arqueológicas no Monte de São Julião da Branca decorrem desde 2014 e têm colocado a descoberto vestígios de um povoado dos finais da Idade do Bronze, habitado há cerca de 3000 anos, assim como de um posto de comunicações, o telégrafo, que funcionou no local na primeira metade do século XIX. Os trabalhos arqueológicos decorrem normalmente no verão, sendo esta a oportunidade de conhecer os métodos e técnicas usados pelos arqueólogos para revelar importantes vestígios do nosso passado.

Neste Dia Aberto serão constituídos dois grupos, o primeiro com uma visita de manhã, das 9h30 às 11h30, e o segundo grupo de tarde, entre as 14h30 e as 16h30. A Câmara Municipal disponibiliza o transporte, com saída e chegada na Biblioteca Municipal, sendo os participantes acompanhados por uma técnica do Serviço do Turismo. No Monte de São Julião, será feita uma caminhada de cerca de 10 minutos até ao local das escavações. Os participantes devem levar roupa confortável, chapéu, protetor solar e água.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas até 21 de julho através do endereço de correio eletrónico turismo@cm-albergaria.pt.

 

Siga-nos