Serralves | Curso Arte Contemporânea | com José Rosinhas

121

curso_arte_contemporanea_serralves

As exposições temporárias e a coleção do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Fundação de Serralves serão a matéria-prima para a construção de um pensamento crítico sobre a arte moderna e contemporânea portuguesa e internacional.

Propõe-se assim em cada aula/conversa, e através de algumas das exposições temporárias que se realizaram na Casa e no MAC de Serralves, olhar e estudar alguns dos artistas mais importantes da história da arte moderna e contemporânea, portuguesa e estrangeira. Trata-se acima de tudo de um curso livre de História da Cultura através das artes plásticas.

Ao longo das várias sessões vamos desenhado um percurso pictórico e de reflexão pelo património do Museu e criar uma rede entre pensamentos, factos históricos e afetos.

Pretende-se acima de tudo envolver a comunidade e criar “Embaixadores” para divulgar e promover a coleção do museu.

O museu – museu de arte contemporânea – será o mote da primeira aula assim como da décima e última aula. Abrimos o curso com uma breve história do museu de arte ao longo do século XX e da situação artística portuguesa dos anos setenta do século XX que levou à abertura da Fundação de Serralves, e terminamos o curso com a discussão da ideia do museu como um laboratório das artes e suporte criativo de propostas artísticas.

Para mais informações (+)

Siga-nos