O Museu Municipal de Loulé associa-se a mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património Vivo”, e que decorre de 22 a 24 de setembro. No entanto, neste concelho, o programa arranca já esta sexta-feira, 1 de setembro, com um percurso geológico na Rocha da Pena
O Museu organiza uma caminhada noturna pela Rocha da Pena, um dos mais impressionantes monumentos naturais do território candidato a Geoparque Mundial da UNESCO, o aspirante Geoparque Algarvensis. A atividade, de dificuldade moderada, tem início às 21h00. O objetivo é explorar as maravilhas geológicas deste local, que testemunham a longa evolução do Algarve desde uma época anterior aos dinossauros até aos nossos dias.
As diversas rochas que se observam na Rocha da Pena contam-nos a longa história do que seria o Algarve desde uma época anterior aos dinossauros até aos nossos dias, atravessando diferentes etapas da deriva continental e abertura do Oceano Atlântico. Os fascinantes fósseis que aqui se encontram também nos permitem reconstruir essa história, especialmente os fósseis do Metoposaurus algarvensis, a “salamandra gigante” do Algarve, uma espécie só encontrada neste território.
A caminhada, orientada pelo paleontólogo Hugo Campos e pelo geólogo Gonçalo Maurício, destina-se a participantes com idade mínima de 14 anos.
As inscrições são gratuitas, mediante marcação prévia para museu@cm-loule.pt /289 400 885/289 400 611. O ponto de encontro será na Fonte dos Amuados (Bar das Grutas – Coordenadas – 37.25030, -8.09797).