Os Encontros do Barro Negro de Castro Daire constituem um fórum de reflexão, partilha e prática, relativo a um exemplo específico da produção artesanal de peças utilitárias e figurativas em olaria, com epicentro na aldeia de Ribolhos. As características diferenciadoras deste tipo de artesanato passam pela extração de argila cinzenta existente na região e pelo processo de cozedura ou queima, a soenga, os quais, em conjunto, conferem às peças a sua coloração final. O Município de Castro Daire e as comunidades locais são conscientes da importância da valorização deste ofício ancestral, através de estratégias inovadoras, em colaboração com entidades e iniciativas locais e nacionais.
Os Encontros do Barro Negro desenrolam-se sob o tema “Apanhar o Tempo”, ou seja, procura-se que contribuam para um novo ciclo de visibilidade e de criação, que possibilite, num futuro próximo, a existência de mais artesãos e artesãs, uma maior diversidade artística e de design, novos projetos de empreendedorismo que tenham o barro negro como inspiração e o estabelecimento de processos perenes de educação artesanal dirigidos a jovens e adultos.
O princípio subjacente aos Encontros é o de articular múltiplas vontades e perspectivas, fomentando sentidos de complementaridade, de colaboração e de interdisciplinaridade que ajudem a prosperar um ecossistema vibrante relativo à produção artesanal desta forma tão interessante de património cultural.
Programa disponível aqui: https://www.dgartes.gov.pt/pt/noticia/6580