Ciclo de seminários “Rethinking the Archive(s)/ Repensar o(s) Arquivo(s)”

233

ciclo_seminarios_arquivos

O ciclo de seminários “Rethinking the Archive(s)/ Repensar o(s) Arquivo(s)” tem como finalidade colocar os arquivos – entendidos como constructos sociais – no centro do debate, para analisar e caracterizar as suas origens, funções, estruturas, materialidades e (re)utilizações na longa duração, bem como para aquilatar o impacto presente da transição digital na construção da Memória da Comunidade.

Neste espaço de debate interdisciplinar, que decorre entre Outubro de 2023 e Abril de 2024, pretendemos promover o encontro entre a Arquivística Histórica, a História, a(s) Ciência(s) da Informação e os Archival Studies, no sentido de contribuir para o enriquecimento da reflexão teórica e metodológica em torno do conceito de “Arquivo” e das suas relações com diversas áreas do Saber, procurando colmatar uma necessidade que se faz sentir no panorama científico nacional.

Ao ritmo de uma sessão por mês, serão levadas à discussão por Investigadores de renome internacional diversas subtemáticas, previamente seleccionadas pelos coordenadores do ciclo. A análise e comentários de cada sessão serão efectuados por Investigadores seniores do panorama português, também com projecção internacional, no sentido de contribuir para encurtar as fronteiras que possam subsistir no panorama científico global.

As sessões realizar-se-ão na Sala de Conferências do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, sendo a entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço.
Os textos resultantes das seis sessões serão publicados em 2024 num e-book, sujeito a revisão por pares, sob o título do seminário.
No final do ciclo de debates, em Maio de 2024, realizar-se-á também o VINCULUM Project’s Archival Colloquium, cuja organização já se encontra a decorrer.

Mais informações em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/ciclo-de-seminarios-rethinking-the-archives-repensar-os-arquivos/

Siga-nos