Museu de História da Cidade acolhe cinco oficinas históricas até ao final de outubro

116

museus_viseu

A concessão do Foral de Viseu pela Condessa-Rainha Dona Teresa é um dos momentos de maior relevância na história da cidade. Sob o “dever de não esquecer”, o Município de Viseu celebra esta data de forma dinâmica, eclética e inclusiva, com um vasto conjunto de atividades.

Uma das iniciativas que integram esta programação são as oficinas históricas, que decorrem no Museu de História da Cidade, já a partir deste sábado, dia 30 de setembro, e até ao final do mês de outubro. Estas decorrem entre as 10 e as 12 horas e estão principalmente destinadas ao público a partir dos 16 anos. A participação é gratuita mas limitada, estando sujeita a inscrição prévia através do e-mail museudacidade@cmviseu.pt.

“Instrumentos Musicais na Idade Média” é a primeira oficina, dinamizada por Joaquim Silva e Orlando Trindade. Já a segunda, com Darío Español Solana e Afonso Soares de Sousa, aborda “O Cavalo, a Cavalaria e o Armamento no Século XII” e acontece a 7 de outubro; dia 14, é Richard Bradley que, no Museu Municipal, irá falar sobre a “Vida Monástica”; Gonçalo Lopes apresentará uma oficina sobre a “Cerâmica Medieval dos Séculos XI e XIII”, a 21 de outubro; e, por fim, no dia 28, António Oliveira encerrará as oficinas históricas com o tema “O Armamento à Época de D. Teresa: Transições, Teorias e Práticas”.

Estas oficinas irão proporcionar aos participantes conteúdo teórico e prático, possibilitando o contacto com diferentes temáticas da época de Dona Teresa, de caráter militar, religioso ou artístico, através de diversos convidados especialistas em cada uma destas áreas. O programa completo pode ser consultado em www.cm-viseu.pt.

Siga-nos