Museu Nacional Soares dos Reis leva obras do acervo ao centro do Porto

146

exposicao_lugar_cativo_porto

O movimento Arte pela Arte, criado pelo Lionesa Group, juntou-se ao projeto Outros Lugares, do Museu Nacional Soares dos Reis, e à SIGN para apresentar “LUGAR CATIVO”, uma exposição aberta à cidade, de uma seleção de obras do acervo do museu.

A inauguração da exposição está agendada para o próximo dia 29, pelas 15h30, na Rua do Cativo, no Porto, com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

“LUGAR CATIVO” é um conjunto de retratos que posiciona o seu olhar sobre a cidade e o espetador, uma observação bidirecional entre a personagem representada e o seu público, e vice-versa, num diálogo desenvolvido à medida de cada pessoa. Estas cerca de 40 obras são reproduções colocadas nas fachadas dos edifícios.

Reforçando o lema do Museu “Um museu de pessoas, por pessoas para pessoas”, o programa Outros Lugares pretende dar continuidade à itinerância, no território, das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis com entidades parceiras. A ação propõe-se extravasar o espaço do Museu e a sua organização formal para envolver curadorias improváveis e diferenciadoras atendendo à natureza dos parceiros, ao local de apresentação e aos respetivos contextos.

A seleção de obras que vai estar patente na Rua do Cativo, ao longo dos próximos meses para usufruto de quem pela rua passar, encontra no Cativo um espaço dedicado à democracia cultural. Esta é uma iniciativa conjunta do Lionesa Group, do Museu Nacional Soares dos Reis e da SIGN – Wide Format Printing.

 

Siga-nos