Museu Municipal de Coimbra cria programas para o público escolar sobre a exposição “Construir a República”

80

exp_construir_republica_coimbra

A exposição “Construir a República”, disponível para visita no Edifício Chiado até ao dia 5 de novembro, serviu de base à programação dirigida ao público escolar durante o mês de outubro, com um programa de oficinas lúdico pedagógicas e visitas acompanhadas, bem como um roteiro complementar (desenvolvido em parceria com o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra) pelas ruas da cidade.

O roteiro desenvolve-se desde a Baixa até à Praça da República e inclui códigos QR que remetem para uma página da internet com informações sobre os locais de interesse, permitindo assim uma experiência autónoma. Este material pedagógico pode ser solicitado em suporte papel findas as visitas ou para o email centroartecontemporanea@cm-coimbra.pt, uma vez que a realização do percurso não depende da visita à exposição.

O Museu Municipal preparou, assim, um programa que está disponível até ao dia 3 de novembro para o público escolar, sendo que para os alunos do pré-escolar sugere-se a oficina “Colorir a República” e para os do 1.º ciclo a oficina “Os símbolos nacionais”. O objetivo desta última atividade é identificar os símbolos e as cores que representam o país. Já para os alunos do 2.º ciclo, o Museu preparou a oficina “O 5 de Outubro e a queda da monarquia” e organizou, ainda, visitas acompanhadas à exposição, interpretativas, destinadas aos alunos do 3.º ciclo e secundário. As atividades requerem marcação, através do telefone 239 840 754 ou pelo e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt, e vão decorrer de terça a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, com o mínimo de cinco pessoas e o máximo de 25.

Recorde-se, ainda, que a exposição “Construir a República” reúne imagética e objetos de propaganda republicana pertencentes às coleções do MMC, do Museu da República e Maçonaria – Coleção Aires Henriques, bem como documentação da Biblioteca Municipal de Coimbra. A exposição é de entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Excecionalmente, e no âmbito do programa municipal de  113º aniversário da Implantação da República, a exposição vai poder ser visitada no feriado de 5 de outubro.

Siga-nos