Exposição “Habitar” | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

119

exp_habitar

De 17 de novembro a 30 de dezembro de 2023, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto acolhe, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, a exposição HABITAR, organizada pela Malvada Associação Artística, e com fotografias de José Miguel Soares. A inauguração está agendada para as 18h30 do dia 16 de novembro.

Em HABITAR, um projeto de cruzamento disciplinar com criação de Ana Luena & José Miguel Soares, o processo de construção das imagens decorre de momentos experimentais de relação que, através de metodologias de criação colaborativa, propõem diálogos contínuos, versões de futuros alternativos. A exposição HABITAR parte de um dispositivo criativo micro-utópico, que junta e sobrepõe diferentes elementos imagéticos, materiais e imateriais, espaços e comunidades. Edifica-se através do conceito de pequenas escalas, para construir uma obra que articula o presente na sua relação com o futuro. A criação das imagens envolveu criativamente diferentes comunidades, num processo colaborativo, organizado por laboratórios de fotografia experimental – as MÁQUINAS DESEJANTES. Estes dispositivos temporários deixam deliberadamente de lado uma visão da fotografia como mero objeto, revelando-a, antes, como diálogo e sistema relacional, para o desenvolvimento de múltiplos imaginários coletivos. Durante a exposição, apresenta-se uma performance interativa, COABITANTE.

HABITAR é um olhar sobre o futuro que atravessa a experiência real e que abre espaço para uma criação artística transformadora, orientada para uma miríade de conexões igualitárias, singulares, diversas e democráticas.

Siga-nos