Encontros de Outono debatem a questão social na Ditadura | Vila nova de Famalicão

140

encontro_outono_famalicao_2023

O Município de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, promove esta sexta-feira e sábado, 17 e 18 de novembro, na Fundação Cupertino de Miranda, mais uma edição da conferência Encontros de Outono, que este ano vai debater a questão social na Ditadura, de 1926 a 1974.

Norberto Cunha, Coordenador Científico do Museu, considera que o tematem paralelo nos dias de hoje, no contexto da aceleração das desigualdades sociais potenciada pela acuidade inesperada decorrente da Guerra entre a Ucrânia e a Rússia e as suas calamitosas e dolorosas consequências internacionais, especialmente no plano migratório e na escassez alimentar mundial”.

Os Encontros de Outono reúnem mais de uma dezena de professores, historiadores e investigadores das várias universidades portuguesas, referências no estudo e abordagem do tema, que conferem a este encontro um lugar de destaque no panorama cultural português, com particular incidência no meio académico.

O evento abre pelas 9h30 desta sexta-feira e, ao longo do dia, vão ser debatidos temas como “A questão social sob a Ditadura (1926-1974)”, Políticas de emigração do Estado Novo”, “O Estado Novo e a saúde dos pobres”, “A Ação Católica Portuguesa: do catolicismo social ao catolicismo político (de 1959 a 1974)” ou As greves durante o Estado Novo”.

Já no sábado, os trabalhos arrancam pelas 10 horas e vão debruçar-se sobre os temas: Políticas sociais de habitação do Estado Novo”, As lutas operárias na Bacia do Ave contra a Ditadura (1956-1974)”, “A legislação social e laboral do Estado Novo” e O fracasso do Estado Social corporativo (1933-1974)”.

Entre os oradores destacam-se nomes como Fernando Rosas, Álvaro Garrido, Yvette dos Santos, Paulo Fontes, Inês Brazão, João Madeira ou Luís Bigotte Chorão.

Siga-nos