Arquivo Sonoro de Castro Marim preserva Memória e Identidade locais

164

arquivo_sonoro_castro_marim

A Câmara de Castro Marim lançou um arquivo sonoro, projeto que visa preservar o património histórico, ambiental e social do concelho, através da captação e documentação de sons.

O arquivo desenvolvido em parceria com a associação cultural OUT.RA inclui cerca de 1.500 minutos de gravações de atividades tradicionais como a extração de sal, a piscicultura, o fabrico de cestos, a criação de cabras de raça algarvia, bem como sons da natureza, como o canto dos pássaros nas reservas naturais do concelho.

A iniciativa que pretende ser um catálogo de sons do território do município está organizada por cinco temas: História e Cultura, Natureza, Artesanato, Música e Poesia, encontrando-se disponível na plataforma www.arquivosonorocastromarim.pt.

O arquivo sonoro resultou do projeto Particular Universal, financiado pelas EEA Grants – Programa Cultural, realizado pela associação OUT.RA em parceria com o município de Castro Marim, da instituição norueguesa NyMusikk, da companhia Teatro do Vestido e da associação cultural Filho Único.

Siga-nos