“Artefactos do descarte”| evento performativo no Museu Nacional Machado de Castro

97

performance_mnmc

O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) apresenta, esta quinta-feira, 23 de novembro, às 17H30, o evento performativo de Arte/Arqueologia “Artefactos do descarte”.

Este evento performativo convida os visitantes para uma jornada exploratória através das sete celas do Criptopórtico de 𝘈𝘦𝘮𝘪𝘯𝘪𝘶𝘮, em que cada cela representa uma estação que aborda diferentes aspetos do processo metodológico e científico do projeto doutoral “Arqueologias da Presença em Passados Simulados” [UI/BD/151198/2021]: os processos de Proto e Pós-Escavação.

A proposta explora a relação intrínseca entre o descarte e a arqueologia. Os objetos que são ‘descartados’ pelos arqueólogos e artistas não são apenas resíduos mas também narradores silenciosos de histórias complexas. Através da recuperação e análise desses objetos, o público será capaz de desvendar camadas de informação sobre as comunidades que os produziram. Essas camadas são também pós-materialidades ou reminiscências do processo investigativo. A sua recontextualização permitirá criar significados e narrativas, desafiando noções de nostalgia e materialidade.

Esta performance poderá ser visitada até 31 de dezembro de 2023.

Siga-nos