Programa de Apoio a Projetos – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)

RPAC_DGARTES

Desde o dia 4 de dezembro, as 54 entidades que compõem a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) e que têm as condições para aceder ao apoio, podem apresentar candidatura ao concurso limitado de apoio a projetos da DGARTES. Este concurso visa apoiar projetos nos domínios de criação, edição, circulação nacional e ações estratégicas de mediação nas diversas vertentes das artes visuais, como a arquitetura, as artes plásticas, o design, a fotografia e os novos media, bem como projetos de cruzamento disciplinar. Esta é uma iniciativa crucial, no âmbito da dinamização de redes culturais estruturantes, para impulsionar e enriquecer o contexto artístico nacional.

Este concurso tem como finalidade consolidar as políticas públicas para a arte contemporânea e, sendo inédito, é uma das prioridades da DGARTES. Pretende-se proporcionar um acesso mais amplo às artes, estabelecendo uma relação de proximidade que contribua para a vitalidade cultural do país, promovendo a descentralização territorial e garantindo uma ação sustentada e próxima das comunidades.

Com uma dotação financeira de dois milhões de euros, este concurso vem impulsionar a criação, a produção, a difusão e a fruição pública de arte contemporânea. Além disso, pretende promover a divulgação dos diversos espaços existentes por todo o país, através do trabalho colaborativo entre instituições de arte contemporânea, dinamizando a rede através de projetos de coorganização, circulação de exposições e ações de mediação cultural.

As entidades proprietárias e/ou gestoras de equipamentos culturais sediadas em território nacional, que façam parte da RPAC e preencham as condições para apoio financeiro (conforme listagem que consta do anexo I do Aviso de abertura), estão agora habilitadas a submeter candidaturas, até ao dia 18 de janeiro de 2024.