Durante três edições, entre 2019 e 2021, o projeto “Anuário” materializou-se em exposições e eventos, em diferentes espaços do Porto, refletindo sobre as práticas curatoriais e artísticas desenvolvidas na cidade, ao longo de cada ano. “Anuário – Uma Visão Retrospetiva da Arte no Porto” é o título da publicação, lançada esta quinta-feira, dia 21, às 19 horas.
Integrado na plataforma Pláka – que agrega os programas de apoio do município à arte contemporânea –, o projeto foi concebido por João Ribas e Guilherme Blanc, que, para cada edição, convidaram um coletivo de curadores para acompanhar, documentar e analisar propostas artísticas apresentados em espaços de acesso público.
Cada exposição resultou desse trabalho continuado de pensamento sobre a produção artística, num processo de curadoria participado, onde as perspetivas de diversos curadores confluíram num entendimento sobre a arte a cidade.
Agora, o projeto foi passado para uma publicação que reúne a memória das propostas de mais de 100 artistas e coletivos, num livro com desenho gráfico assinado pela dupla Mariana Marques e Inês Nepomuceno.
A acontecer no espaço da cafetaria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a ocasião contará com a presença dos comissários do projeto, e ainda um DJ Set por Rádio Sonoplasmática. A entrada é gratuita.
Fonte: Porto.