Biblioteca Municipal do Porto fecha para ser reabilitada e triplicar capacidade

111

Biblioteca Municipal do Porto

A partir do dia 1 de Abril, a biblioteca vai encerrar ao público para obras de requalificação e ampliação, o que vai envolver um trabalho complexo de organização para acomodar noutros locais, temporários, os mais de um milhão de documentos que existem neste espaço. A empreitada deverá estar concluída daqui a quatro anos e vai permitir triplicar a capacidade de armazenamento e resolver problemas estruturais do emblemático edifício que acolhe esta biblioteca desde 1842.

Além da requalificação dos espaços já existentes, serão construídos novos edifícios que vão permitir novas valências. O edifício existente terá uma nova cobertura, caixilharia e lajes de betão, “após a demolição das existentes, fundamentalmente na ala voltada para a Rua D. João IV e Avenida Rodrigues de Freitas”. A empreitada terá um investimento de 26,5 milhões de euros, sendo que o valor inicial rondava os 10 milhões de euros, mas acabou por sofrer sucessivos aumentos para se conseguir fazer a devida requalificação e ampliação deste espaço.

O projecto prevê que o piso térreo será para acesso livre ao público, com espaços exteriores ajardinados e novos espaços expositivos. Já o piso 1 vai ter as áreas de trabalho, catalogação e direcção; o piso 2 será para o Livro Antigo/Casa Forte; e o piso 3, que corresponde ao vão de telhado, fica reservado para a área técnica. Será ainda construída uma cave que vai permitir “criar áreas adicionais de depósito” – com um aumento de 35 quilómetros de capacidade de armazenamento – e ligar ainda internamente o espaço.

O projeto de reabilitação é assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura.

 

 

Siga-nos