Reguengos de Monsaraz expõe arquivo Ephemera sobre 25 de Abril

exp_ephemera_reguengos

“A revolução e o que ela trouxe” é o título da exposição que está patente em Reguengos de Monsaraz (Évora), com materiais da Ephemera — Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.

A iniciativa, promovida no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, expõe jornais e cartazes pertencentes ao arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974 e os tempos que se lhe seguiram.

O objetivo, de acordo com a autarquia, passa por “retratar os dias da revolução, os seus protagonistas, os símbolos, a democratização da política e o exercício de direitos inerentes à liberdade”.

Para a mostra, “foram selecionados jornais diários desde o dia da Revolução dos Cravos até aos 10 dias seguintes, incluindo um com a orgulhosa menção de que ‘Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura’, assim como jornais publicados posteriormente por várias forças políticas”, destacou.

“Desta forma, pretende-se dar uma imagem da profundidade e vivacidade da revolução e dos dias que se lhe seguiram, com várias edições diárias e notícias constantes”, referiu a organização.

A opção pela exposição de jornais de diversas organizações políticas tem também como objetivo “demonstrar a participação cívica, pela via da formação de novos partidos e pela legalização de outros”, acrescentou.

Entre outros materiais, vão ser exibidos o primeiro Avante! publicado em liberdade e o Povo Livre, editado pelo PPD, “o primeiro partido formalmente constituído após a revolução”.