A autora, encenadora, performer e programadora Tita Maravilha é a vencedora da 5.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão de caráter anual que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, motivando o desenvolvimento de um percurso profissional neste setor.
Eleita por um júri composto por quinze profissionais de diversas áreas do meio artístico e cultural português, Tita Maravilha junta-se assim a Sara Barros Leitão, Mário Coelho, Cárin Geada e Pedro Azevedo, que venceram as anteriores edições do Prémio, atribuído anualmente desde 2020.
Tita Maravilha é uma artista multidisciplinar, que se define como “inventora de universos”, trazendo para os seus processos artísticos “as dores e delícias de ser um corpo dissidente”. Nascida no Brasil e residente em Portugal desde 2018, estudou artes cénicas na Universidade de Brasília.
O júri do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2023, responsável pela escolha de Tita Maravilha, foi constituído por Álvaro Correia, António Durães, Catarina Barros, Cucha Carvalheiro, Cristina Carvalhal, Isabel Zuaá, John Romão, Mário Coelho, Marta Carreiras, Patrícia Portela, Pedro Barreiro, Pedro Mendes, Rui Pina Coelho, Sara Barros Leitão e Tónan Quito.
O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II tem um valor pecuniário de 5.000€ e é atribuído, a título individual, a profissionais de teatro até 30 anos de idade (completos até 31 de dezembro do ano a que se refere o prémio), cujo trabalho artístico se tenha destacado no panorama teatral português. Fundado em 2020 e com carácter anual, este Prémio pretende ser um incentivo ao desenvolvimento do trabalho artístico de jovens criadores, no âmbito teatral.