Durante dois dias, 10 e 11 de maio, Mafra será palco de um programa especial dedicado ao conhecimento e sensibilização sobre os morcegos. Nestes dias, haverá várias atividades, incluindo uma formação para educadores e outros interessados, na Escola José Saramago, visitas noturnas gratuitas ao público na Tapada Nacional de Mafra, onde será possível observar o trabalho dos cientistas e a construção do conhecimento científico, bem como trabalhos de investigação científica.
O evento culminará com a apresentação de trabalhos académicos sobre a conservação e divulgação à comunidade, nas Jornadas Quiropterianas, que decorrerão no Palácio Nacional de Mafra.
Como é do conhecimento geral, existe um excelente equilíbrio entre os morcegos que habitam Mafra e que ajudam a preservar os livros da famosa biblioteca do Palácio, protegendo-os dos insetos.
No palácio, estes morcegos também têm como território de caça a Basílica e a Casa da Fazenda (conjunto de 7 salas destinadas maioritariamente à reserva de têxteis).
Estes eventos são organizados pela Morcegos.pt uma organização dedicada à promoção da investigação e conservação das populações de morcegos em Portugal e com o apoio de várias entidades do concelho de Mafra que acolhe o evento promovendo o conhecimento científico e sinergias entre várias entidades representativas do Palácio Nacional de Mafra, Património Mundial da UNESCO.
Para mais informações (+)